1. PREVINE RACHADURAS
Elementos como o ar seco, o excesso de exposição ao sol e o hábito de fumar podem causar rachaduras nos lábios. Isso acontece porque a pele dos lábios perde umidade, ficando seca e encolhendo. Assim, aparecem pequenas fissuras que podem levar a sangramento, o que é popularmente chamado de lábios rachados.
Com o uso do hidratante labial, é possível criar uma camada protetora nos lábios como forma de prevenção dessas fissuras. E não é só isso: além da prevenção, também ajuda a acelerar a cicatrização e a regeneração da pele já danificada.
2. PROTEGE CONTRA RAIOS UV
O sol traz diversos benefícios para a pele, como a síntese da vitamina D e o aumento na produção de colágeno. No entanto, a sua radiação ultravioleta pode ser prejudicial à saúde quando tomamos sol em excesso, sem o benefício de uma proteção solar de qualidade.
Por isso, algumas opções de hidratante labial contam com fator de proteção solar, o famoso FPS. Lembra que os lábios têm pele sensível? Eles têm menos melanina, uma proteína que protege a pele do sol, e precisa de ajuda para evitar a desidratação. Nossa dica é o Protetor Labial Med Care com FPS 15.
3. AGENTES DE COMBATE EXTERNOS
Do ponto de vista científico, o hidratante labial cria uma barreira protetora nos lábios, como um filme ou película, que protege contra agentes externos. Esses agentes podem ser o vento, a poluição e alguns alimentos e bebidas, como frutas cítricas, vinagre, bebidas alcoólicas e bebidas quentes (café e chá).
Alguns desses agentes também causam envelhecimento precoce nos lábios, o que exige a adição de ingredientes antissinais em suas fórmulas. Alguns exemplos são o extrato de chá-verde e a vitamina E por conta de sua ação antioxidante no combate aos radicais livres que causam danos nas células.
4. REDUZ RISCOS DE DOENÇAS
O uso regular de hidratantes labiais impede o surgimento de feridas e lesões em nossos lábios. Por conta disso, torna-se mais difícil para organismos invasores que afetam a saúde da boca, como bactérias, vírus e fungos. Assim, os lábios ficam mais protegidos contra infecções e inflamações.
Um exemplo de infecção é o herpes labial, causado por um vírus que se aloja nos lábios e causa o aparecimento de bolhas, irritação e ardência. Outra doença prevenida pelos hidratantes labiais é a queilite, um tipo de inflamação que pode ser causada por reações alérgicas e deficiências nutricionais no corpo.
5. MELHORA A APARÊNCIA E TEXTURA DOS LÁBIOS
É muito importante para a autoestima poder contar com um produto que garanta uma boa saúde da pele e ainda ofereça benefícios estéticos. O hidratante labial tem essa função combinada, realçando a cor, a textura e o brilho naturais da nossa boca.
Apenas tome cuidado com o excesso de uso, pois algumas vezes o produto pode obstruir os poros da pele, causando o surgimento de cravos e espinhas labiais. Além disso, o uso excessivo pode levar à formação de pequenos caroços brancos nos lábios, conhecidos como milia. Portanto, seja consciente quanto ao uso!