VITAMINA E: BENEFÍCIOS
Além dos benefícios anti-idade e o suporte para o bom funcionamento de órgãos como o cérebro e o coração, a vitamina E ainda acumula mais algumas vantagens. Que tal conhecer algumas delas?
SISTEMA IMUNOLÓGICO
O sistema imunológico é responsável pelas defesas do organismo contra agentes externos, como vírus e bactérias. Como a vitamina E é antioxidante, sua ação no corpo ajuda a combater os radicais livres que enfraquecem a resposta imunológica contra infecções e doenças.
A vitamina E ajuda a proteger os agentes do sistema imune, como os linfócitos e os macrófagos. Além da proteção, ela também ajuda a aumentar a produção de células imunológicas saudáveis no corpo, otimizando a capacidade do organismo de combater infecções.
FERTILIDADE
Uma das funções da vitamina E é dar suporte à fertilidade humana, melhorando a qualidade dos espermatozoides e aumentando as chances de gravidez. Em adição, a vitamina E pode melhorar a função da próstata, que produz fluidos essenciais para a qualidade dos espermatozoides.
Além da próstata e dos espermatozoides, a vitamina E também colabora com a circulação sanguínea no útero e nos ovários, o que pode aumentar as chances de fecundação. Importante: a vitamina E precisa estar aliada a fatores como um estilo de vida saudável e nutrição adequada para otimizar a fertilidade.
CICATRIZAÇÃO
Ao sofrer uma lesão, o corpo precisa de nutrientes como a vitamina E para acelerar o processo de cicatrização, regenerando os tecidos danificados e reduzindo a inflamação na pele. Isso acontece principalmente porque a vitamina E ajuda a aumentar a produção de colágeno no corpo.
O colágeno é uma proteína que compõe os tecidos da pele, ossos e tecidos conjuntivos. Ele confere maior elasticidade aos tecidos, reduzindo as chances de formação de cicatrizes permanentes. Em adição, a vitamina E ajuda a reduzir a coceira e a irritação na pele causada pelo processo de cicatrização.
SAÚDE MUSCULAR
Para quem tem uma rotina de exercícios físicos regular, a vitamina E é uma grande aliada para a saúde muscular. Ela ajuda a proteger os músculos dos danos causados pelo estresse oxidativo, além de prevenir a degeneração muscular e reduzir a inflamação.
Após os treinos, a vitamina E ameniza a dor muscular causada pelos exercícios e reduz o risco de lesões, especialmente em atletas. Na terceira idade, ela ajuda a melhorar a mobilidade dos idosos e reduz a perda muscular relacionada à idade, possibilitando uma vida mais autônoma por mais tempo.