JUNTOS combatemos

o isolamento social

Neste exato momento, alguém com quem você se importa está se sentindo sozinho, desconectado socialmente.

 

NIVEA CONECTA foi idealizado para potenciar as relações humanas, educar as pessoas sobre como agir quando se sentirem solitárias e inspirar ambientes onde as pessoas possam pedir apoio sem medo.

 

O isolamento social é um dos maiores desafios para a saúde física e mental na atualidade. NIVEA, como uma empresa comprometida com o Cuidado, conduziu uma pesquisa global* sobre essa realidade, revelando que 86% dos participantes afirmaram sentir os impactos diretos da solidão. Com dados que destacam a seriedade e a abrangência do problema, um em cada quatro entrevistados (25%) relatou sentir-se sempre ou frequentemente isolado nos últimos 12 meses, e um em cada cinco (20%) revelou não ter nenhum amigo próximo.


Em resposta a esse crescente desafio, NIVEA lança o seu novo propósito de marca NIVEA CONECTA. Esta missão vai além do combate à solidão, focando em promover conexões significativas, especialmente entre pessoas e grupos marginalizados que enfrentam exclusão devido a preconceitos e questões socioculturais.

Você sabia que 1 em cada 4 pessoas se sente socialmente isolada?* 

A solidão é um problema crescente no mundo, e muitas pessoas veem seus efeitos aumentando na sociedade atualmente. 54% das pessoas não se sentem confortáveis em pedir ajuda e, juntas, essas questões apresentam riscos potenciais à saúde que podem influenciar a expectativa de vida de uma pessoa.*

*Com base em dados obtidos em um estudo multinacional da NIVEA sobre Isolamento Social com 8.000 participantes, janeiro de 2024. / Escritório do Cirurgião Geral dos EUA. (2023). Nossa epidemia de solidão e isolamento: O aconselhamento do Cirurgião Geral sobre os efeitos curativos da conexão social e da comunidade.

“O CUIDADO ESTÁ EM NOSSO DNA. NIVEA SE DEDICA ÀS RELAÇÕES HUMANAS HÁ MAIS DE 110 ANOS.
JUNTOS, CRIAMOS MANEIRAS DE CONECTAR, EDUCAR E COMBATER O ISOLAMENTO SOCIAL.”

GRITA LOEBSACK, PRESIDENTE NIVEA

Informação
INSPIRA AÇÃO

Encomendamos um estudo envolvendo 8.000 participantes que mostra que o isolamento social afeta 1 em cada 4 pessoas em todo o mundo*.

Nós cuidamos e queremos conscientizar e educar as comunidades para criar oportunidades de conexão. Até 2026, nos comprometeremos a estabelecer projetos locais do propósito NIVEA CONECTA em 40 países, apoiando uma rede global de especialistas ao usar a voz da nossa marca para envolver e conectar comunidades em todo o mundo.

 

*Com base em dados obtidos em um estudo multinacional da

NIVEA sobre Isolamento Social com 8.000 participantes, janeiro de 2024.

Isolamento social
EM NÚMEROS

A 25% full circle enclosing the text "1 in 4"

1 em cada 4
se sente socialmente isolado

A 86% full circle enclosing the text "86%"

86% veem o isolamento social
como um problema crescente

A 40% full circle enclosing the text "40%"

40% veem familiares e amigos
uma vez por semana ou menos

A 54% full circle enclosing the text "54%"

54% acham difícil
pedir ajuda

Metade (48%) das pessoas que se identificaram como afetadas pelo isolamento social sofreram um declínio na sua saúde física e 53% sofreram um declínio na saúde mental, o que levou a um aumento do risco de depressão e ansiedade. 58% relatam sentimentos de impotência, 56% afastaram-se das atividades sociais e 46% negligenciaram responsabilidades importantes. No Brasil, 50% das pessoas entrevistas afirmam que se sentem às vezes ou quase sempre sozinhos(as). 

 

*Com base em dados obtidos em um estudo multinacional da
NIVEA sobre Isolamento Social com 8.000 participantes, janeiro de 2024.

Two women looking off-camera with a blue sky and trees in the background.

Lutamos
JUNTOS

 

Nosso objetivo é implementar projetos NIVEA CONECTA em 40 países até 2026, garantindo que nossos esforços cheguem às comunidades necessitadas, independentemente da geografia. Ao aproveitar insights locais e expertise global, pretendemos criar conexões significativas e mudanças duradouras em escala mundial.

Conheça
os NOSSOS PARCEIROS

PretaHub

Brasil

 

Para o público negro, NIVEA fortalece a parceria com a Pretahub – hub de aceleração do empreendedorismo negro do Instituto Feira Preta, por meio do programa Afrolab e da casa Pretahub em Cachoeira (BA) e em São Paulo (SP). 

TODXS

Brasil


NIVEA é parceira da TODXS, organização do terceiro setor, que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança. A marca apoia o projeto TODXS Embaixadorxs, um programa de formação de jovens líderes por meio de oficinas e treinamentos em comunicação, liderança e empreendedorismo. 

Woman giving a talk in front of a ‘UNICEF’ sign, with a presentation displayed behind her.
UNICEF

Brasil

 

NIVEA apoia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a realização da estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA), iniciativa do UNICEF Brasil em parceria com o Instituto Promundo. O objetivo é chamar a atenção sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil e promover práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas entre 0 e 6 anos e suas famílias.

3 children reading in a school environment
Thanda Community Centre

África do Sul 

 

Thanda oferece um ambiente seguro para alunos do ensino fundamental e jovens da comunidade, permitindo que eles se reúnam para construir bases sólidas de aprendizagem.

Two smiling men. One holding NIVEA products, the other a box labeled ‘SOS Herzkiste’.
SOS Kinderdorf​

Áustria

 

Este projeto criou uma caixa de ferramentas para professores ajudarem seus alunos a desenvolver habilidades sociais dentro de sua sala de aula, comunidade e entre outros.

A selfie of a smiling woman in a white cap and shirt in front of a rainbow display.
PFLAG

EUA 

 

PFLAG National é uma iniciativa para construir comunidades presenciais e online para LGBTQ+ e seus entes queridos.

Este é só o começo

Até 2026, nosso objetivo é ter projetos NIVEA CONECTA em 40 países, apoiando comunidades em todo o mundo. Estamos confiantes em expandir nossos esforços, com muitos novos projetos sendo lançados ao longo do próximo ano.

Younger and older men smiling at each other against a clear blue sky.

Recursos e
ATUALIZAÇÕES

Estudo NIVEA sobre Isolamento Social

Explore o Relatório NIVEA CONECTA, que revela uma pesquisa aprofundada sobre o isolamento social, seu impacto e como a NIVEA está comprometida em fazer a diferença.


PERGUNTAS
FREQUENTES

Por que a NIVEA está focando no combate ao isolamento social?

A NIVEA é uma marca que cuida das pessoas há mais de 110 anos. É nosso compromisso contribuir para um mundo onde todos tenham as conexões sociais de que precisam para ser feliz. O isolamento social e a solidão estão afetando a saúde e o bem-estar de pessoas de todas as idades, origens socioeconômicas e culturas - e com o propósito NIVEA CONECTA, estamos comprometidos em combatê-los, promovendo conexões sociais significativas.

O que a NIVEA está fazendo para combater o isolamento social?

A NIVEA irá conscientizar para ajudar a reduzir o estigma do isolamento social, educar e possibilitar conexões sociais significativas por meio de três alavancas principais. Utilizaremos a voz e os canais da nossa marca para nos comunicar e interagir com as comunidades. Estabeleceremos projetos sociais com o nosso propósito NIVEA CONECTA com parceiros em 40 países até 2026 e apoiaremos e ampliaremos uma comunidade global de cientistas, especialistas e organizações que lutam contra o isolamento social.

Com quais projetos a NIVEA está se associando e como eles são selecionados?

Estamos fazendo parceria com projetos sociais locais selecionados em todo o mundo, que contribuem para nossa luta contra o isolamento social. Eles são selecionados com base em um conjunto de critérios de seleção definidos, que foram desenvolvidos em colaboração com especialistas, para garantir sua adequação ao nosso propósito NIVEA CONECTA. Você pode saber mais sobre alguns desses projetos na seção "Conheça nossos parceiros".