BLOG 6 BENEFÍCIOS DO RETINOL PARA A PELE 1

GUIA COMPLETO SOBRE O ÁCIDO LÁTICO: O QUE É, PARA QUE SERVE E MAIS

Se você já está por dentro de ácidos famosos como o hialurônico e o salicílico, é hora de conhecer outro aliado poderoso para sua rotina de skincare: o ácido lático

Apesar de ser menos comentado, ele tem benefícios incríveis para a pele, cabelos e até para cuidados íntimos. Quer saber mais? Vamos explorar juntos!
 
Pioneira em cosméticos no mundo, a NIVEA conhece a importância de entender as fórmulas e os ingredientes dos produtos. Queremos incentivar você a cultivar também esse hábito, pois a sua pele merece apenas o que há de melhor para uma rotina de cuidados com a pele prazerosa e eficiente. Confira!

O QUE É ÁCIDO LÁTICO?

O ácido lático é um ácido orgânico da família dos alfa-hidroxiácidos (AHAs), conhecido por suas propriedades esfoliantes e hidratantes. Ele atua principalmente na renovação celular, removendo as células mortas da pele e promovendo uma hidratação profunda.

Mas, além disso, ele tem o diferencial de ser produzido naturalmente pelo corpo, o que o torna ainda mais eficiente e gentil ao usar produtos com esse ativo. 

BENEFÍCIOS DO ÁCIDO LÁTICO: PELE

O principal benefício do ácido lático para a pele do corpo e da região íntima é a hidratação que suas propriedades umectantes oferecem.

Com o ácido lático, você pode hidratar e esfoliar ao mesmo tempo! Ele auxilia na manutenção da barreira protetora da pele, prevenindo a perda de água e mantendo a pele sempre macia e suave.

O resultado é uma pele mais macia, com textura suave aparência radiante.

Porém, essa não é a única melhoria conquistada para a pele. Outras vantagens são:   

  • Ação anti-acne: se você sofre com acne, o ácido lático pode ser um grande aliado. Ele desobstrui os poros e remove o excesso de sebo, ajudando a prevenir cravos e espinhas. Além disso, ele combate as bactérias que causam a acne;
  • Uniformização do tom e textura: manchas escuras, cicatrizes e poros dilatados? O ácido lático ajuda a suavizar essas imperfeições, promovendo uma pele com tom mais uniforme e textura lisa;
  • Estímulo de produção de colágeno: ao remover células mortas, o ácido lático incentiva a renovação celular, o que estimula a produção de colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Ideal para quem quer combater os sinais de envelhecimento;
  • Combate ao envelhecimento precoce: com o estímulo da produção de colágeno e a renovação celular na pele, é possível experimentar uma diminuição nas rugas finas linhas de expressão no rosto.
BLOG O GUIA COMPLETO SOBRE ÁCIDO LÁTICO: O QUE É, PARA QUE SERVE E MAIS 1

ÁCIDO LÁTICO NOS CUIDADOS INTÍMOS

Outro uso importante do ácido lático é na região íntima. Sabonetes com esse ativo equilibram o pH vaginal e ajudam a prevenir irritações e infecções. Isso ocorre porque o ácido lático é naturalmente produzido pela flora vaginal, protegendo contra bactérias nocivas.
Os sabonetes íntimos também podem aliviar o desconforto causado pelo conforto, conforto e segurança vaginal. Lembre-se de consultar seu dermatologista antes de usar o produto e caso apresente alguns desses sintomas. 

BLOG O GUIA COMPLETO SOBRE ÁCIDO LÁTICO: O QUE É, PARA QUE SERVE E MAIS 1

ÁCIDO LÁTICO: BENEFÍCIOS PARA O CABELO

Sabia que o ácido lático também faz maravilhas para o cabelo? Ele está presente em máscaras e condicionadores, deixando os fios mais fáceis de desembaraçar, hidratados e macios.

Além de tudo isso, o ácido lático também ajuda a equilibrar o pH do cabelo. Isso é importante, pois um pH desregulado pode causar problemas como cabelo opaco e quebradiço e cutículas abertas. Ao alinhar as cutículas capilares, é possível ter uma redução na eletricidade estática e sem frizz.

Blog Vitamina C

ÁCIDO LÁTICO NO CORPO HUMANO

Naturalmente produzido durante o metabolismo da glicose, o ácido lático também é amplamente usado por quem pratica exercícios físicos. Seu acúmulo nos músculos pode causar a famosa fadiga muscular, mas com o tempo, o corpo se adapta, melhorando a tolerância ao ácido lático. Esse processo é fundamental para quem busca otimizar treinos e melhorar o desempenho.

ÁCIDO LÁTICO NA ALIMENTAÇÃO: ONDE ENCONTRAR?

Além de ser amplamente utilizado na indústria cosmética, o ácido lático também está presente na indústria alimentícia, sendo utilizado para ajustar o pH, melhorar a textura e garantir a segurança de diversos produtos.

Ele é produzido por meio do processo de fermentação, normalmente a partir de carboidratos como fonte. Um exemplo são os açúcares presentes em grãos, frutas ou no leite.

Gostou das dicas sobre o ácido lático?  Agora que você já conhece seus benefícios, que tal inserir esse ingrediente na sua rotina de cuidados? No blog NIVEA você tirasuas dúvidas sobre cuidados com a pele e qualidade de vida com o nosso toque que transforma.