O GUIA COMPLETO SOBRE ALOE VERA

 

É quase impossível falar de plantas com propriedades cosméticas sem citar a aloe vera . Com mais de 350 espécies catalogadas , ela tem sido usada para melhorar a saúde da pele e dos cabelos desde mais de 3 mil anos antes de Cristo. E não para por aí: a nossa babosa tem muitas outras funções!


Você sabia que até a mesma grande rainha egípcia Cleópatra usava a babosa na sua rotina de cuidados? A aloe vera também foi muito popular entre os povos originários norte-americanos , e até o mesmo Mahatma Gandhi se encantou com a planta no século XIX, ao chegar na África do Sul. 


Com curiosidade e pioneirismo em cuidados com a pele, a NIVEA buscou na ciência as informações para preparar esse guia com tudo o que você precisa saber sobre a aloe vera. Assim, você pode adicionar mais um super ingrediente à sua rotina de cuidados com a pele diariamente . Confira!

O QUE É ALOE VERA?

 

Aloe vera é uma planta suculenta nativa da África e da Ásia, originalmente utilizada para conter suas propriedades curativas para tratar cortes e queimaduras. Apesar de suas folhas pontiagudas serem fáceis de identificar, a aloe vera é mais conhecida por conter seu gel rico em nutrientes. 


Além do gel, é muito comum o uso da aloe vera como ingrediente em hidratantes e loções para a pele, xampus e condicionadores para o corpo ou até mesmo em forma de suplemento alimentar. Ela acumula em sua seiva gelatinosa funções antissépticas, anti-inflamatóriashidratantes e muito mais. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BABOSA E ALOE VERA?

 

Não existe nenhuma diferença entre babosa e aloe vera , ambos são nomes usados para descrever a mesma planta. Babosa é o termo mais comum no Brasil, enquanto aloe vera é uma palavra escolhida internacionalmente. 


Isso ocorre por conta do nome científico da planta. Aloe significa “amargo e brilhante” e vera quer dizer “verdadeira”. A babosa também pode ser chamada por um terceiro nome: aloe barbadensis. Todos eles são semelhantes e não têm diferença alguma. 

PROPRIEDADES DO GEL DE ALOE VERA

 

Quando você abre as folhas da babosa com uma faca ou outro instrumento, encontra um gel viscoso e transparente dentro delas. Esse gel é chamado de mucilagem na botânica, uma secreção rica em polissacarídeos, carboidratos que atuam como sustentação nas paredes celulares das plantas.

 

Além dos polissacarídeos, o gel é composto principalmente de água e tem uma série de propriedades que contribuem para a sua eficácia no corpo humano, tais como: 

 

  • Vitaminas (vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B);

  • Minerais (cálcio, magnésio, potássio, zinco);

  • Fitoesteróis (compostos vegetais semelhantes ao colesterol); 

  • Taninos (compostos naturais com propriedades adstringentes e antioxidantes);

  • Aminoácidos;

  • Enzimas; 

  • Lipídios (gorduras). 

BLOG Artigo 42 - O guia completo sobre aloe vera
É importante compreender que as quantidades exatas e a diversidade desses compostos vão depender da espécie da planta e da forma de processamento da aloe vera. Em geral, eles vêm em quantidades menores do que aquelas encontradas em outras fontes, como nos alimentos.

ALOE VERA: PARA QUE SERVE?

 

Para falar dos múltiplos benefícios que a aloe vera oferece, é necessário dividi-los em três categorias: pele, cabelos e corpo. Cada uma dessas regiões têm vantagens específicas que a babosa é capaz de proporcionar e, por isso, precisamos estudar cada uma delas separadamente. Aproveite! 

BLOG Artigo 42 - O guia completo sobre aloe vera

BENEFÍCIOS DA ALOE VERA PARA A PELE

No ano de 2011, o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira incluiu informações sobre o uso tópico da aloe vera. Ou seja, o uso da aloe vera na pele foi reconhecido e validado por uma das maiores coletâneas do país sobre o uso de plantas medicinais para tratar doenças.

 

Esses efeitos ocorrem por conta da aloína, uma propriedade encontrada na babosa responsável por oferecer ação anti-inflamatória e cicatrizante comparável à quercetina e ao campferol. De acordo com o formulário, os benefícios da aloe vera para a pele são:


  • Efeito cicatrizante para cortes e ferimentos superficiais na pele;
  • Tratamento de queimaduras térmicas e queimaduras do sol;
  • Ação emoliente em alergias de pele, furúnculos e psoríase. 

 

Outro ponto importante que os estudos científicos trazem sobre a aloe vera é o seu potencial de hidratação. Ela ajuda a fortalecer a barreira protetora da pele, ajudando a prevenir ressecamento e desidratação. Por conta disso, é eficaz no tratamento de doenças de pele como a dermatite atópica. 


Quando usada em forma de creme ou loção, a aloe vera tem ação umectante, calmante, analgésica, antialérgica e contribui para a regeneração da pele. Por essa razão, cosméticos com esse ativo são bastante utilizados em casos de condições de pele como a acne e a herpes


Por fim, o princípio ativo da babosa é capaz de interagir com a produção de colágeno na pele, o que potencializa os efeitos de produtos antissinais e anti-idade. Assim, ela pode ser vital para a prevenção de rugas e linhas finas, principalmente na região do rosto

BENEFÍCIOS DA ALOE VERA PARA O CABELO

Para os cuidados com o cabelo, a aloe vera é normalmente encontrada como ingrediente em shampoos. Por sua ação lubrificante, ela também age como condicionador natural, ajudando a reabilitar cabelos secos e quebradiços. Assim, os fios ficam mais hidratados, brilhantes e macios. 

 

Quanto aos benefícios para o couro cabeludo, o óleo de aloe vera pode ajudar a prevenir e tratar o aparecimento de caspa, além de aliviar a irritação na pele e a coceira. Ela também age estimulando a oxigenação e esfoliação do couro cabeludo, contribuindo para um crescimento capilar saudável

 

BLOG Artigo 42 - O guia completo sobre aloe vera
BLOG Artigo 42 - O guia completo sobre aloe vera

BENEFÍCIOS DA ALOE VERA PARA A SAÚDE BUCAL

Além da pele e do cabelo, outras regiões do corpo também recebem cuidados especiais e benefícios proporcionados pela aloe vera, como é o caso da nossa saúde bucal. Você sabia que o uso de creme dental e enxaguante bucal com aloe vera podem ajudar a tratar a gengivite e a placa bacteriana

 

Além dessas aflições bucais, a babosa também pode ser usada como ativo para tratar condições como: 

  • Líquen plano bucal: melhora na qualidade de vida e nos sintomas;
  • Fibrose submucosa oral: reduz a sensação de queimação e aumenta a capacidade de abertura da boca;
  • Estomatite aftosa recorrente: melhora o quadro de dor, diminui o tamanho das feridas e reduz o tempo necessário para cicatrização das aftas;
  • Periodontite: melhora no estado geral das gengivas e das bolsas gengivais devido à ação antibacteriana da aloe vera. 

BENEFÍCIOS DA ALOE VERA PARA O CORPO

Para finalizar a longa lista de benefícios da aloe vera, vamos falar sobre algumas vantagens que ela oferece para o funcionamento dos órgãos e combate a doenças. Nesse aspecto, uma de suas ações mais notáveis é a de colaborar com o tratamento do câncer.


Por conta de sua composição com vitamina A, vitamina C, vitamina E, zinco e aminoácidos, a babosa tem as ferramentas necessárias para ajudar pessoas com câncer. Sua atividade antitumoral e antiviral estimula a resposta do sistema imunológico, tornando o corpo mais forte para se defender. 


Ela também é eficaz no controle da diabetes mellitus, um tipo de diabetes em que o organismo não produz insulina suficiente e também não responde a ela. Nesses casos, os antioxidantes da aloe vera podem ajudar a regular a absorção de insulina e reduzir a glicemia no organismo. 

ALOE VERA COMO SUPLEMENTO ALIMENTAR

 

Em adição ao uso tópico ou como princípio ativo em fórmulas da babosa, existe ainda uma terceira opção: a adição de suas propriedades a suplementos alimentares. Isso é particularmente popular com bebidas, como o suco de aloe vera


A bebida pode trazer muitos benefícios para o corpo, como contribuir para um funcionamento melhor do sistema digestório, diminuir a sensação de queimação no estômago, ativar a circulação sanguínea e otimizar as funções dos rins e do fígado. No entanto, é preciso ter cuidado antes do consumo. 


É comum algumas pessoas relatarem sensibilidade à ação interna da planta no corpo, como cólicasdiarreias e dores abdominais. Por essa razão, inclusive, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a comercialização do suco de aloe vera no Brasil em 2011. 

COMO USAR O GEL DE ALOE VERA?


BLOG Artigo 42 - O guia completo sobre aloe vera

Conforme a Organização Mundial de Saúde, a recomendação para a aloe vera é fazer uso do seu gel fresco, pois ele conserva os nutrientes da planta. O modo de preparo é feito da seguinte forma:

 

  1. Corte uma folha saudável e de tamanho médio da babosa;
  2. Corte as laterais da folha em uma incisão de aproximadamente 5 cm;
  3. Faça um corte fino na parte superior da folha;
  4. Aplique no local da lesão com cuidado, de forma suave;
  5. Descarte a parte utilizada com um corte fino após o uso;
  6. Separe o restante da folha em um recipiente plástico com tampa e conserve em geladeira, podendo utilizar por no máximo 48 horas após a colheita. 

INDICAÇÕES DE USO

 

Lembre-se de usar a planta sempre de forma externa e não substituir consultas com o seu dermatologista pela aplicação da babosa. Além disso, conforme o formulário de fitoterápicos, o uso da aloe vera é contra-indicado durante a gestação, lactação ou para menores de 18 anos


Gostou das dicas sobre aloe vera? Para saber mais sobre o poder das plantas, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas com o nosso toque que transforma.