10. MAÇÃ
Você já ouviu falar em superalimentos? É um grupo de alimentos com benefícios para a saúde acima da média. Nessa categoria, está presente uma maçã. Tanto a polpa quanto a casca são fontes de vitamina C, fósforo, potássio e cálcio. A maçã também é rica em fibras.
As fibras formam uma camada protetora no estômago que fortalece a mucosa gástrica. Ela também ajuda a reduzir os episódios de refluxo gástrico, pois neutraliza a acidez. Para a saúde bucal, a maçã ajuda a prevenir a formação de cáries.
Isso acontece porque a maçã contém ácido málico, que ajuda na produção de saliva e inibe a formação da placa bacteriana na boca. Além disso, a maçã possui um antioxidante chamado quercetina, que melhora a função cerebral e diminui a chance de problemas adversos como a asma.
11. ABACATE
Lembra que a coenzima Q10 é solúvel em gordura? A melhor forma de extrair o melhor do Q10 é por meio de gorduras saudáveis, e o abacate tem destaque nessa categoria. Ele ajuda no emagrecimento, controle da pressão arterial e regulação dos níveis de açúcar no sangue.
O abacate também é um excelente aliado no ganho de massa muscular, pois além do colesterol bom, oferece energia e ajuda na recuperação muscular pós-treino. O magnésio do abacate também ajuda na contração muscular e o potássio auxilia a combater a fadiga, sendo um ótimo aliado do Q10.
Além de inúmeras vitaminas (B, K, C e E), o contribui com o bom funcionamento do intestino e do coração. Uma de suas funções menos conhecidas é a presença de um antioxidante chamado glutationa, que ajuda a diminuir o cortisol (o hormônio do estresse).
12. LARANJA
O benefício mais conhecido da laranja é a presença da vitamina C, ajudando a combater gripes e resfriados e melhorar a imunidade do corpo. Porém, a fruta tem muito mais a oferecer, como colaborar com a saúde do coração e melhorar a digestão.
Assim como a coenzima Q10, a laranja também tem nutrientes que atuam diretamente na saúde da pele. A razão disso é o betacaroteno, uma substância que ajuda a combater os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele.
A vitamina C da laranja também estimula a produção de colágeno, o que diminui o aparecimento de linhas de expressão, rugas e flacidez.
Muitos estudos realizados sobre os efeitos da laranja no corpo indicam ainda que ela reduz os riscos de AVC e previne a formação de pedras nos rins. Também é responsável por melhorar a memória dos idosos, pois a vitamina C é um antioxidante que melhora as funções orgânicas.