O CUIDADO CERTO PARA TODOS OS TIPOS DE PELE
Seu rosto brilha? Tem cravos e espinhas na zona T do rosto? A pele na zona de suas bochechas está tensa e irritada?
Para tratar corretamente de sua pele, é importante saber qual é seu tipo de pele. Só então você poderá escolher os produtos de cuidado certos e tratar de sua pele problemática. Vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de pele.
TIPO DE PELE 1: PELE MISTA
Essa pele tem seus próprios caprichos, misturando zonas normais e oleosas pelo rosto.
Se olharmos para a famosa zona T, que abrange testa, sobrancelhas, nariz e queixo, podemos notar poros mais evidentes e uma tendência à oleosidade. Já nas bochechas, o cenário é diferente, com uma textura suave e poros mais discretos, mas às vezes uma sensação de secura e contração.
Aqui está uma dica importante: essa pele tem uma inclinação à desidratação, então usar um creme hidratante potente é muito importante.
Entender essas nuances é fundamental para que o cuidado seja mais eficaz.
TIPO DE PELE 2: PELE OLEOSA
Sua pele parece pálida, brilhante e tem os poros abertos? Espinhas e cravos se espalham por sua testa, nariz, queixo, parte de cima do peito e costas? Essas são algumas características da pele oleosa.
A produção excessiva de sebo é a responsável por essas impurezas que insistem em aparecer. E adivinhe só? Tudo isso é uma espécie de "presente" das mudanças hormonais que rolam durante a puberdade.
A boa notícia é que existem produtos especialmente formulados para lidar com essas questões. Opte por produtos não comedogênicos, ou seja, aqueles que evitam o surgimento de cravos, e que ainda trazem propriedades antibacterianas.
Pode confiar: esses produtos não vão obstruir seus poros. Além disso, eles vão disfarçar as pequenas impurezas e proporcionar um efeito matte à sua pele.
TIPO DE PELE 3: PELE SENSÍVEL
Pele delicada, com poros finos, no entanto, especialmente sensível às influências ambientais e ao estresse.
Essa sensibilidade pode se manifestar desde uma leve vermelhidão até uma sensação de tensão ou até reações alérgicas.
Nesse tipo de pele, zonas ásperas podem surgir frequentemente, enquanto as impurezas, como espinhas, são menos comuns.
O teor natural de oleosidade e hidratação da pele costuma ser mais baixo, já que as glândulas sebáceas não trabalham tão ativamente.
Para cuidar dessa pele especial, a dica é investir em produtos específicos para peles sensíveis, de preferência sem aditivos, como perfumes.
TIPO DE PELE 4: PELE NORMAL
Esse tipo de pele é daqueles que não é seco, nem oleoso, e aparece raramente com aquele brilho extra, a menos que você esteja em plena ação nos exercícios físicos. O grande trunfo da pele normal está no equilíbrio entre a secura e a oleosidade.
Eventualmente, podem aparecer espinhas, mas isso é perfeitamente normal durante a adolescência graças aos hormônios.