ACNE, ESPINHAS, CRAVOS E PÚSTULAS: QUAL A DIFERENÇA?

 

Erupções aparentes como acne, cravos, espinhas e pústulas são alterações na aparência e na textura da pele. Elas são causadas por uma série de fatores, como infecções virais e bacterianas, em contato com substâncias irritantes, reações alérgicas e algumas condições dermatológicas. 


Para saber como tratar cada tipo de condição de pele, é importante conhecer suas características e particularidades. Por isso, a NIVEA preparou um guia explicativo para ampliar seus conhecimentos sobre pele acneica e garantir um estilo de vida com mais autoestima e bem-estar. Confira!

 O QUE É ACNE? 

 

Acne é uma doença de pele que ocorre quando os folículos capilares ficam obstruídos por sebo e células mortas da pele. Por essa razão, ela é mais comum na pele oleosa. Nesse cenário, as bactérias crescem nesses folículos e causam inflamação na pele, resultando em cravos e espinhas no corpo e no rosto. 


O período mais comum para o surgimento da acne é durante a adolescência, na puberdade, quando os hormônios sexuais como a testosterona começam a ser produzidos. No entanto, a pele acneica pode se manifestar em pessoas de todas as idades e em diferentes momentos, como durante a gravidez ou na fase adulta.


Segundo a dermatologia, a acne é caracterizada em quatro graus, sendo eles: 

 

 

GRAU 1 - ACNE COMEDÔNICA

 

Caracterizado por comedões (cravos) abertos ou fechados, é o grau mais leve de acne no corpo. Não apresenta muitas lesões inflamadas na pele, mas é possível notar pequenas protuberâncias vermelhas;

 

 

GRAU 2 - ACNE PAPULOPÚSTULOSA

 

Identificável pelo surgimento de pápulas e pústulas, além de comedões. As pápulas são pequenas protuberâncias vermelhas e elevadas na pele, semelhantes às espinhas. Nesse estágio, a acne começa a se tornar mais inflamatória

 

 

GRAU 3 - ACNE NÓDULO-CÍSTICA

 

É um estágio mais grave da doença, em que ocorre a manifestação de nódulos e cistos na pele. Essas lesões são maiores e mais profundas e podem ser bastante dolorosas. A acne nesse estágio é bastante inflamatória e pode causar cicatrizes na pele;

 

 

GRAU 4 - ACNE CONGLOBATA

 

O mais grave dos quatro, é caracterizado por lesões nodulares e císticas em todo o corpo. Além disso, pode ser acompanhado de outros sintomas, como febredor nas articulações e perda de peso. A acne nesse estágio pode causar deformidades na pele.

O QUE SÃO CRAVOS? 

Blog Artigo 10 - Acne, cravos, espinhas e pústulas qual a diferença

Também conhecidos como comedões, os cravos são pequenos pontos pretos que surgem no corpo. Eles se formam quando o sebo e as células mortas da pele obstruem os poros da pele, criando uma pequena protuberância visível na epiderme, uma camada mais superficial da pele. 


Existem dois tipos de cravos: os cravos abertos, de cor preta, e os cravos fechados, de cor branca. O preto dos cravos abertos não é sinônimo de sujeira, pois representa apenas o resultado da oxidação do sebo por ficar exposto ao ambiente. 

O QUE SÃO ESPINHAS? 

 

Espinhas são lesões inflamatórias que se desenvolvem quando as bactérias infectam os folículos capilares. As espinhas apresentam manifestação, inchaço e geralmente contêm pus. Elas podem ou não estar associadas a um quadro de acne, mas quase sempre são dolorosas e demoram a cicatrizar.


Assim como os cravos abertos, as espinhas estão expostas ao ambiente, pois a abertura do folículo piloso permanece aberta. Ocorre, então, o processo de oxidação e a espinha fica vermelha e inflamada. 


Um dos aspectos ligados ao surgimento de espinhas é a alimentação. Dietas ricas em açúcar, carboidratos orgânicos, gorduras saturadas e laticínios podem colaborar com o surgimento de espinhas no rosto e no corpo. 

O QUE SÃO PÚSTULAS? 

 

Apesar de serem muito parecidas com as espinhas, as pústulas não são o mesmo. O nome “pústula” está relacionado a lesões inflamatórias que contém pus. No entanto, nesse caso, o folículo piloso está fechado assim como acontece com os cravos de cor branca. 


Assim, a oleosidade e as células mortas ficam presas dentro do folículo, formando uma pequena bolha de pus na superfície da pele. Os locais mais comuns para o surgimento de pústulas são o rostopeito e costas.

 

OUTROS TIPOS DE ERUPÇÕES CUTÂNEAS

 

Além de acne, cravos, espinhas e pústulas, existem outros tipos de condições de pele caracterizadas por erupções aparentes. Algumas delas causam sintomas como manchas vermelhas, bolhas e descamação na pele. 

 

 

MANCHAS VERMELHAS

 

As manchas vermelhas na pele podem vir em diferentes tamanhos e formatos. Entre outros fatores, elas podem ser causadas por alergiasinfecções e problemas de circulação sanguínea.  


Em geral, as manchas vermelhas estão associadas à psoríase, uma doença autoimune que se manifesta principalmente em cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Outra conexão possível é com a rosácea, uma patente notável que causa pequenos vasos sanguíneos na superfície da pele e encontrados no rosto. 

 

 

BOLHAS

 

As bolhas são protuberâncias na pele preenchida com líquido, podendo variar de tamanho e dimensão. Em geral, surgem por conta de fricçãoqueimaduras na pele, reações a produtos químicos e medicamentos, entre outras causas. 


Existem algumas condições dermatológicas que podem provocar o aparecimento de bolhas, como o herpes. Transmitida como uma infecção viral, afetando a pele ou as mucosas do corpo e pode ser contagiosa. 


Um segundo exemplo é a varicela, outro vírus que provoca o surgimento de bolhas no corpo todo. A varicela é mais comum em crianças, mas também pode ser contraída em adultos. 

 

 

DESCAMAÇÃO

 

O terceiro e último exemplo de ourivesaria é a descamação, ou seja, a perda da camada mais superficial da pele. Alergias e infecções fúngicas estão entre as principais causas de descamação, seguidas pela psoríase e pelo excesso de exposição ao sol sem proteção solar


Uma das principais doenças de pele causadoras de descamação é o eczema. Ele se manifesta como uma homenagem crônica em qualquer parte do corpo, causando também lesões e observações. A ocorrência de eczema é mais comum em pessoas com herança genética da doença.  

COMO TRATAR ERUPÇÕES CUTÂNEAS

    Blog Artigo 10 - Acne, cravos, espinhas e pústulas qual a diferença

    O tratamento de condições de pele como acne, cravos, espinhas e pústulas começa com uma boa rotina de cuidados com a pele. O primeiro e mais importante passo é a limpeza facial: escolha um sabonete facial de sua preferência para limpar o rosto duas vezes ao dia, antes de dormir e após acordar. 

     

    Se precisar de uma limpeza profunda para remover resíduos mais difíceis de alcançar, utilize tônicos secos ou esfoliantes suaves. Os tônicos equilibram o pH da pele e ajudam a preparar o rosto para receber outros produtos, como o hidratante facial e protetor solar


    Quanto à esfoliação, o procedimento ajuda a prevenir a formação de novos cravos e espinhas para reduzir a oleosidade da pele. Porém, você precisa escolher um esfoliante facial com pequenas porções para não agredir a pele, além de evitar esfoliar o rosto com muita frequência (no máximo uma vez por semana). 


    Outras atitudes que podem ajudar a tratar a pele com acne, cravos, espinhas e pústulas são:

    1. Evite cortar, coçar ou espremer lesões;
    2. Dê preferência a produtos não-comedogênicos (ou seja, que não obstruam os poros);
    3. Utilize medicamentos descritos que contenham ácido salicílico, ácido glicólico ou peróxido de benzoíla;
    4. Se preferir, invista em tratamentos caseiros como compressas de chá de camomila ou chá-verde;
    5. Investigue em uma alimentação saudável com uma dieta equilibrada;
    6. Beba bastante água para manter a pele hidratada. 

    Em casos mais graves, pode ser necessário tomar antibióticos prescritos pelo seu médico. Por isso, não deixe de consultar um dermatologista periodicamente para acompanhar a evolução do tratamento e saber a melhor forma de lidar com as lesões. 

    Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe o Blog NIVEA e fique por dentro de todos os artigos que podem te ajudar no cuidado com a pele!