DESODORANTE COM ALUMÍNIO CAUSA CÂNCER?
Até o momento, podemos dizer que isso é um mito. A ciência continua desenvolvendo estudos mais aprofundados e, com sorte, em breve teremos uma resposta. Mas, por enquanto, não existem provas de que o desodorante com alumínio possa aumentar o risco de câncer.
Como vimos, alguns estudos sugerem que o alumínio contido nos antitranspirantes possa ficar depositado no tecido mamário, por conta da proximidade do local onde ele é geralmente aplicado e a mama.
Apesar disso, existem evidências de que os ativos - o alumínio - presentes em antitranspirantes não são os responsáveis pelo surgimento dessa doença.
Segundo a ANVISA, não existem dados significativos na literatura científica para relacionar os sais de alumínio presentes na fórmula dos antitranspirantes com a incidência de câncer de mama.
Por isso, até o momento, é impossível estabelecer uma ligação clara entre o uso de desodorantes com alumínio e o câncer. Apesar disso, o tema é complexo e sensível, e muitas pessoas optam pela prevenção.
Se você for uma dessas pessoas, fique tranquila. Existem diversas opções de desodorantes naturais que não possuem alumínio e outros compostos químicos que possam ser prejudiciais.