3. PROTEJA SUA BOCA DO SOL
A pele do rosto e do corpo não são as únicas regiões que precisam de proteção solar. Seus lábios são sensíveis e, com o excesso de exposição ao sol, podem ficar ressecados e rachados. Em alguns casos, os lábios podem sofrer queimaduras de sol e até desenvolver câncer de pele.
Por isso, usar um protetor labial com fator de proteção solar (FPS) é essencial quando estiver em locais expostos. Para se proteger, você pode criar hábitos como passar o NIVEA Protetor Solar Labial Sun Protect com FPS 30 e evitar os momentos de sol mais intensos, comumente entre as 10h e as 16h.
4. NÃO ARRANQUE A PELE DOS LÁBIOS
A pele dos lábios existe para proteger as tecidos internos da boca contra elementos externos, como bactérias e germes. Quando você cria o hábito de arrancar essa pele, as chances de ter uma infecção, irritações ou inflamações aumentam consideravelmente.
Além disso, arrancar a pele dos lábios também pode causar lesões, como cortes e feridas. Esses danos causam sangramento, além de ser uma porta aberta para doenças e outros tipos de condições infecciosas e contagiosas. Por isso, evite esse mau hábito!
5. EVITE MORDER OU LAMBER A BOCA
Quando você morde ou lambe a boca, a saliva pode degradar seus lábios e causar sensibilidade na pele. Isso acontece porque esse fluido corporal contém enzimas digestivas que podem corroer a camada protetora natural dos lábios, levando à desidratação e proteção.
Quanto mais você morde e lambe os lábios, mais ressecados eles ficam. Isso gera um ciclo vicioso em que você precisa lambê-los mais para umidificar a região, causando mais ressecamento. Outro ponto importante é que lamber os lábios traz para dentro da boca os germes e bactérias que se acumulam neles.