Depende. Embora a esfoliação com café proporcione benefícios comprovados para a peledo rosto, as misturas de café podem prejudicar regiões mais sensíveis. Isso inclui a pele na região dos olhos, por exemplo. Por isso, o ideal é usar produtos à base de cafeína para lidar com olheiras.
A cafeína é um ingrediente muito comum em produtos anti-olheiras para diminuir o inchaço, pois estimula a circulação sanguínea na região. O resultado final é uma aparência mais iluminada, com a sensação de clareamento das marcas causadas por olheiras e bolsas nos olhos.
5. ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ PODE CAUSAR DERMATITE NA PELE?
Verdade. Quando usada em regiões de pele sensível, a abrasão da borra de café na pele pode causar sintomas de dermatite atópica (pequenas bolinhas na pele). O ideal é usar o café em regiões do corpo onde a pele seja mais resistente. Além disso, existe a questão da frequência. Em termos gerais, não é recomendado fazer esfoliação muitas vezes ao longo da semana. Quando se trata do café, esse número diminui mais ainda. Por isso, preste atenção às respostas da sua pele a cada aplicação para prevenir danos e desconforto.
6. ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ AGRIDE A PELE COM ACNE?
Dependência. Toda forma de esfoliação pode agredir a pele com acne se feita da maneira incorreta, porém, o café não agrava o estado da pele acneica. Muito pelo contrário: suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a aliviar os sintomas da acne, como o surgimento de cravos e espinhas na pele.
O cuidado que precisa ser tomado é quando a acne está ativa ou inflamatória, com feridas abertas e sangramento, por exemplo. No entanto, esse é o mesmo cuidado aplicável ao uso de qualquer tipo de esfoliante, tônico facial e outros produtos para os cuidados com a pele do rosto.
Outro benefício antiacne é a estimulação sanguínea promovida pela cafeína, que ativa a regeneração celular na pele. Esses efeitos são especialmente benéficos para pessoas com pele oleosa, naturalmente mais propensos à acne por conta do excesso de produção de sebo.