BLOG Artigo 45 - Esfoliação com café: X mitos e verdades

ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ: 6 MITOS E VERDADES

 

Um dos maiores tesouros nacionais do Brasil, o café tem inúmeras propriedades e benefícios em várias áreas da vida humana. No entanto, será que é possível fazer esfoliação com café ? Existem vários mitos e verdades em torno desse assunto e a NIVEA traz para você maiores esclarecimentos. 


Assim, você pode descobrir se é possível adicionar esse elemento caseiro à sua rotina de cuidados com a pele e aproveitar as vantagens que o esfoliante com café pode trazer para a pele. Confira! 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ PARA A PELE?

 

Quando usado da maneira adequada, o café pode oferecer vários benefícios à pele. O principal deles é a ação antioxidante roporciona pelos ácidos clorogênicos, ajudando a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce na pele. 

O café também ajuda na regeneração celular dos lipídios na camada mais superficial da pele, conhecida como estrato córneo, possibilitando a proteção da barreira da pele. Assim, ela fica sempre protegida contra organismos invasores. 

Outra vantagem do uso do café na pele são suas propriedades emolientes, disponíveis graças à presença de ácidos graxos na composição do grão. Logo, ele é capaz de proporcionar um efeito de hidratação facial, amaciando e suavizando a pele do rosto. 

Por todas essas propriedades combinadas, fica fácil entender o motivo do café ser usado na esfoliação facial. Mas esse é apenas o começo: vamos conhecer outros 6 benefícios e entender se eles são verdade ou mito. 

BLOG Artigo 45 - Esfoliação com café: X mitos e verdades

MITO OU VERDADE?

 

1. ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ PODE CLAREAR A PELE?

 

Mito. As sombras na pele são resultados de um processo de hiperpigmentação, que acontece quando ocorre um acúmulo de melanina que protege a pele. Esse acúmulo pode ser causado pelo envelhecimento, pelo excesso de exposição solar, alterações hormonais e outros fatores. 


O café não tem capacidade de interagir com a melanina na pele, por isso, ele não pode esclarecer as marcas. O máximo que ele pode oferecer é ajudar a uniformizar o tom da pele após uma esfoliação, pois a borra do café remove as células mortas e dá uma aparência mais luminosa e suave. 


Se você procurar ingredientes que possam clarear marcas escuras na pele de maneira comprovada, algumas opções disponíveis são: 

  1. Ácido glicólico;
  2. Ácido cójico;
  3. Vitamina C;
  4. Hidroquinona;
  5. Retinoides (como o retinol e o ácido retinóico);
  6. Luminoso 630
BLOG Artigo 45 - Esfoliação com café: X mitos e verdades

2. ESFOLIANTE COM CAFÉ PODE DIMINUIR A CELULITE?

BLOG Artigo 45 - Esfoliação com café: X mitos e verdades

Verdade. No entanto, é preciso fazer uma pequena correção: o que ajuda a diminuir a celulite não é exatamente o café, mas a cafeína. Essa propriedade tem ação lipolítica na pele, ou seja, ela ajuda a quebrar as moléculas de gordura que compõem a celulite, diminuindo o volume adiposo.

 

Quando utilizada como esfoliante, a borra de café pode trazer resultados esmagadores para reduzir a aparência da celulite. Isso acontece porque ela contém óleo de amêndoas, que também é um ótimo hidratante. A aplicação é feita em massagens circulares periódicas na região afetada. 

 

 

3. ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ TEM EFEITO NO CRONOGRAMA CAPILAR?

 

Verdade. A couro cabeludo é uma região que pode se beneficiar muito da esfoliação com café, pois ajuda a reduzir o excesso de oleosidade, a caspa, a seborreia e a queda de cabelo. Além disso, a cafeína também auxilia na limpeza e estimula o crescimento capilar.

 

A cafeína também tem a capacidade de penetrar nos folículos pilosos e ajudar na distribuição de nutrientes, deixando os cabelos mais fortes. Por conta das suas propriedades antioxidantes, o café também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce dos fios.

4. ESFOLIANTE COM CAFÉ É BOM PARA OLHEIRAS?

BLOG Artigo 45 - Esfoliação com café: X mitos e verdades

Depende. Embora a esfoliação com café proporcione benefícios comprovados para a peledo rosto, as misturas de café podem prejudicar regiões mais sensíveis. Isso inclui a pele na região dos olhos, por exemplo. Por isso, o ideal é usar produtos à base de cafeína para lidar com olheiras

 

A cafeína é um ingrediente muito comum em produtos anti-olheiras para diminuir o inchaço, pois estimula a circulação sanguínea na região. O resultado final é uma aparência mais iluminada, com a sensação de clareamento das marcas causadas por olheiras e bolsas nos olhos.

 

 

5. ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ PODE CAUSAR DERMATITE NA PELE?

 

Verdade. Quando usada em regiões de pele sensível, a abrasão da borra de café na pele pode causar sintomas de dermatite atópica (pequenas bolinhas na pele). O ideal é usar o café em regiões do corpo onde a pele seja mais resistente. Além disso, existe a questão da frequência. Em termos gerais, não é recomendado fazer esfoliação muitas vezes ao longo da semana. Quando se trata do café, esse número diminui mais ainda. Por isso, preste atenção às respostas da sua pele a cada aplicação para prevenir danos e desconforto.

 

 

6. ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ AGRIDE A PELE COM ACNE?

 

Dependência. Toda forma de esfoliação pode agredir a pele com acne se feita da maneira incorreta, porém, o café não agrava o estado da pele acneica. Muito pelo contrário: suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a aliviar os sintomas da acne, como o surgimento de cravos e espinhas na pele.

 

O cuidado que precisa ser tomado é quando a acne está ativa ou inflamatória, com feridas abertas e sangramento, por exemplo. No entanto, esse é o mesmo cuidado aplicável ao uso de qualquer tipo de esfoliante, tônico facial e outros produtos para os cuidados com a pele do rosto. 

 

Outro benefício antiacne é a estimulação sanguínea promovida pela cafeína, que ativa a regeneração celular na pele. Esses efeitos são especialmente benéficos para pessoas com pele oleosa, naturalmente mais propensos à acne por conta do excesso de produção de sebo.  

COMO ESFOLIAR O ROSTO COM CAFÉ?

BLOG Artigo 45 - Esfoliação com café: X mitos e verdades

Após conhecer os mitos e verdades sobre esfoliante com café, você deve estar se perguntando qual é a melhor maneira de usar esse produto natural no rosto. Portanto, anote aí as etapas fáceis para incorporar esse cuidado ao seu dia a dia:

 

  1. Preparação. Lave bem o rosto com um sabonete facial suave e enxugue com uma toalha limpa e macia. A limpeza facial ajuda o rosto a absorver melhor as substâncias que serão adicionadas ao longo da rotina de cuidados com a pele; 
  2. Seleção do café. Separe a borra do café recém-preparado ou o pó de café fino moído. Evite usar café que tenha recebido algum aditivo além da água, como açúcar ou leite. Esses ingredientes podem interferir no processo de esfoliação;
  3. Não convém passar o pó ou a borra do café diretamente no rosto, portanto, você vai precisar de um óleo carreador. Em outras palavras, um óleo vegetal que pode servir de veículo para as propriedades do café na pele, como o óleo de jojoba ou óleo de coco; 
  4. Com o rosto úmido, aplique uma mistura sobre o rosto, evitando a região dos olhos e dos lábios. Faça movimentos circulares, massageando o rosto sem esfregar e permitindo que a mistura nas regiões mais necessitadas de sua pele; 
  5. Enxágue. Utilize água morna para remover a mistura após a esfoliação. Evite deixar qualquer tipo de exclusão no rosto para evitar a obstrução dos poros da pele. 

 

Não esqueça que o ideal após a esfoliação da pele é aplicar um hidratante facial no rosto. Você pode escolher a opção que mais agrada: loção, creme, gel ou sérum facial. Em caso de qualquer tipo de ocorrência, suspenda o uso do esfoliante com café e procure seu dermatologista. 


Gostou das dicas sobre esfoliação com café? Para saber mais sobre skin care caseiro, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e fique atento às novidades do nosso toque que transforma.