O GUIA COMPLETO SOBRE SABONETE ÍNTIMO: INGREDIENTES, BENEFÍCIOS E MAIS

 

sabonete íntimo é um item de cuidados com a pele que não pode ficar de fora do seu kit skincare. Ele oferece limpeza, proteção e frescor na medida das suas necessidades. No entanto, existem muitas dúvidas e mitos sobre o uso correto desse tipo de sabonete. 

Ele pode ser usado para todos os tipos de pessoa? Devo usar todos os dias? Existe alguma contraindicação? Para responder essa e outras perguntas, a NIVEA consultou os nossos especialistas em saúde, beleza e bem-estar para esclarecer tudo o que você precisa saber sobre sabonete íntimo. Confira!

POR QUE USAR SABONETE ÍNTIMO?

 

O uso do sabonete íntimo está diretamente ligado ao equilíbrio do pH da região genital, ou seja, o seu nível de acidez. A pele dessa região é mais sensível do que a pele do corpo e possui um pH específico, mais ácido, por isso, precisam de um produto desenvolvido especialmente para esse tipo de cuidado, como o sabonete íntimo.

Além de ajudar a manter um pH mais ácido para a região íntima feminina, como é recomendado, o sabonete íntimo também é desenvolvido com ingredientes suaves e delicados. Dessa forma, ajuda a evitar infecções, desconfortos e irritações causadas pelo desequilíbrio do ecossistema da região íntima.

É importante mencionar que nem toda pessoa precisa usar sabonete íntimo. Por essa razão, tenha sempre o acompanhamento do seu ginecologista ou urologista para saber o que é melhor para a sua saúde íntima. 

PODE USAR SABONETE ÍNTIMO NO CORPO TODO?

 

Pode sim. Mas lembre-se que esse produto foi desenvolvido com ingredientes mais suaves e um pH mais ácido, o que pode não ser o ideal para outras regiões do corpo

Por isso, verifique sempre o rótulo do seu produto e busque por informações sobre a composição e os ativos presentes na fórmula, fique de olho em qualquer reação adversa na pele, como vermelhidão e ressecamento. Em caso de alterações, interrompa o uso do produto e busque ajuda médica. 

Quando em dúvida, escolha sempre um sabonete ou qualquer tipo de cosmético que seja compatível com o seu tipo de pele. Afinal, cada um tem as suas necessidades e características particulares e precisa de 
cuidados personalizados.

BLOG O GUIA COMPLETO SOBRE SABONETE ÍNTIMO: QUAL O MELHOR? 1

PODE USAR SABONETE ÍNTIMO TODOS OS DIAS?

 

A princípio, sim. O sabonete íntimo é um produto feito para uso diário, fazendo parte da sua rotina de cuidados tanto quanto o sabonete corporal ou o sabonete para o rosto. No entanto, cada pessoa é única e pode ter reações ou sensibilidades diferentes ao uso de produtos cosméticos. 

Em alguns casos, a frequência de uso pode ser diferente para atender as expectativas da pele, assim como acontece com o uso de esfoliantes faciais. Por isso, é recomendado sempre procurar um ginecologista para entender qual é a melhor rotina de cuidado para a sua região íntima. 

HOMEM PODE USAR SABONETE ÍNTIMO FEMININO?

 

Sim, não há problema. No entanto, o sabonete íntimo feminino é composto para as necessidades e particularidades da região íntima feminina, como o equilíbrio do pH e a presença de conservantes antimicrobianos. Por isso, pode ser melhor adquirir um produto voltado para o cuidado masculino.

Na prática, o sabonete íntimo masculino existe e é uma opção mais apropriada para os cuidados com a pele do homem e a região genital. Esse produto costuma ter o pH neutro ou apenas levemente ácido, além de ser pensado para outro tipo de anatomia e necessidades cotidianas.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE USAR SABONETE ÍNTIMO?

 

Além de equilibrar o ph da região genital, o sabonete íntimo também traz uma série de outros benefícios para a saúde da pele e o bem-estar. Um exemplo é a sensação de conforto e frescor que acompanha o seu dia a dia, podendo interferir positivamente no humor e na qualidade de vida

Outros benefícios práticos são: 

  • Higienização adequada: o uso do sabonete líquido ajuda a limpar apropriadamente a região externa da genitália de forma suave e relaxante. Assim, é possível controlar o acúmulo de secreções, remover impurezas e eliminar ardências e coceiras; 

  • Prevenção de infecções: com a higienização adequada da região íntima, é possível evitar o acúmulo de bactérias e outros microrganismos invasores que causam doenças. Um exemplo disso são as infecções fúngicas, como a candidíase; 

  • Controle de odores: outro benefício proporcionado pela limpeza e o frescor do sabonete íntimo é a eliminação do mau odor gerado pelo acúmulo de suor, secreções e bactérias. Vale lembrar que o mau odor também pode ser causado pela alimentação ou o uso de roupas apertadas ou tecidos sintéticos; 

  • Fórmula enriquecida: o uso de sabonetes íntimos pode ser mais vantajoso do que simplesmente lavar a região genital com água. Isso porque os produtos são compostos de ingredientes pensados cuidadosamente para o cuidado da região íntima, como flores, folhas, óleos e ácidos. 
BLOG O GUIA COMPLETO SOBRE SABONETE ÍNTIMO: QUAL O MELHOR? 1

QUAL O MELHOR SABONETE ÍNTIMO?

 

melhor sabonete íntimo é aquele que se adapta mais às necessidades do seu corpo. Para isso, é necessário olhar a embalagem e escolher propriedades e ativos que possam oferecer benefícios e tornar o seu autocuidado um momento especial e relaxante. 

Em primeiro lugar, observe a questão do pH do produto. Para o sabonete íntimo feminino, ele precisa ser ácido: algo em torno de 3,5 a 4,5. Já para o sabonete íntimo masculino, um produto de pH neutro já atende as necessidades do corpo masculino: um número entre 5,5 e 6,5. 

Em segundo lugar, procure por certificações no rótulo. O seu sabonete íntimo precisa ser dermatologicamente testado e ter um efeito hipoalergênico, de preferência. Além disso, procure cosméticos recomendados por especialistas. 

Por fim, certifique-se de que a fragrância, a textura e o formato do sabonete íntimo estão de acordo com as suas preferências pessoais e não vão irritar sua pele. Quanto aos ingredientes, alguns exemplos de ótimos ativos para a região íntima são: 

  • Ácido lático: lembra que o sabonete íntimo ajuda na manutenção do pH da região íntima? O ativo responsável por esse benefício é o ácido lático, que também tem propriedades hidratantes e suavizantes. Ele também ajuda a potencializar o equilíbrio da flora vaginal, pois ela produz esse tipo de ácido naturalmente por meio de lactobacilos para prevenir infecções; 
  • Aloe vera: a nossa querida babosa também está presente na lista de ingredientes. Ela oferece suas propriedades hidratantes e calmantes, especialmente para a pele irritada por conta de depilação ou fricção. Outro ponto importante é o estímulo na regeneração da pele, ajudando na cicatrização de pequenos cortes, arranhões ou feridas na região íntima; 
  • Camomila: o extrato de camomila, por sua vez, empresta seu efeito calmante para oferecer alívio e bem-estar à pele. Essa flor também tem propriedades anti-inflamatórias para quem sofre com sensibilidade ou irritações na região genital. Por fim, a camomila também tem ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e proteger a pele contra possíveis danos;  
  • Glicerina: um dos ingredientes mais comuns na fabricação de sabonetes em geral, pois ajuda a suavizar a pele e se dá bem com todos os tipos de pele, sem causar irritações; 
  • Óleo de jojoba: esse óleo vegetal é rico em ácidos graxos, o que ajuda muito na hidratação da região íntima. A jojoba tem ação calmante, ajuda na proteção contra agentes externos e tem propriedades nutritivas, fornecendo nutrientes essenciais para a pele como vitamina A, vitamina E e também as ceramidas;
  • Pantenol: derivado do ácido pantotênico, o pantenol é um ativo altamente hidratante, presente em fórmulas específicas para a regeneração da pele. Ele também é anti-inflamatório, podendo ajudar tanto na hidratação, quanto a combater a acne na região íntima.

SABONETE ÍNTIMO FAZ MAL? 

 

Não necessariamente. O sabonete íntimo pode fazer mal apenas se não tiver o pH adequado para a região íntima do usuário, pois pode desequilibrar a flora e desestabilizar as defesas naturais do corpo. Assim, a região íntima pode ficar exposta a invasores como bactérias e fungos. 

Em casos de infecção vaginal, por exemplo, o uso de sabonete íntimo pode agravar o quadro. Nesse caso, é importante suspender o uso do cosmético e fazer a higiene usando apenas água. Os sintomas clássicos de infecção vaginal são corrimento amarelado e excessivoardência ao urinar e coceira

Outro ponto importante é que o sabonete íntimo deve ser usado apenas na vulva (região externa do órgão genital), nunca na região interna, para evitar irritações e não comprometer o ecossistema da vagina. 

COMO TRATAR ALERGIA A SABONETE ÍNTIMO?

 

Antes de mais nada, marque uma consulta com o seu alergista e suspenda o uso de todo tipo de produto íntimo. Isso vale não somente para o sabonete íntimo, mas também para o lenço umedecido, cremes e outros cosméticos. 

O uso de desodorante íntimo, ducha vaginal e absorventes internos também pode agravar o quadro alérgico. Muitas vezes, eles são os causadores do desconforto, por isso, procure ter certeza sobre a origem da reação alérgica para evitar episódios futuros. 

Blog Artigo 36.1 - Sabonete tudo o que você precisa saber

SABONETE ÍNTIMO PODE CAUSAR CANDIDÍASE? 

 

Sim, é possível. A candidíase é uma infecção fúngica que se manifesta mais durante o verão, pois se manifesta quando ocorre a queda da imunidade provocada pelo calor e umidade. É mais comum de surgir na vagina devido à natureza desse órgão genital. 

O uso do sabonete íntimo pode causar candidíase quando desequilibra o pH da região íntima, causando a diminuição da proteção natural da região. Por isso, é importante usar o produto adequado. 

Outros fatores que podem contribuir com a doença são relações sexuais desprotegidas, dietas ricas em açúcar e o uso de roupas muito apertadas. Apesar do coletor interno não apresentar problemas, o uso de absorventes internos devem ser analisados com cuidado, pois podem abrir as portas para os fungos.

SABONETE ÍNTIMO PODE SER USADO DURANTE O PERÍODO MENSTRUAL?

 

Pode sim. Durante o período menstrual, é importante manter os cuidados com a higiene da região íntima. Além disso, são recomendados produtos de pH levemente ácido para os cuidados íntimos durante as fases da menstruação, e o sabonete íntimo tem essa característica.

O essencial é ter certeza que o seu sabonete íntimo tem em sua composição os ingredientes necessários para ajudar a obter esses benefícios, como o ácido. Outro ponto de destaque é que o uso de absorventes descartáveis pode criar um ambiente favorável para o surgimento de bactérias, por isso, a limpeza local com sabonete íntimo pode eliminar o problema. 

Gostou das dicas sobre sabonete íntimo? Para saber mais sobre cuidados íntimos, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma.