Tipos de olheiras e como saber o seu

Se você vive se perguntando por que as suas olheiras nunca desaparecem, mesmo depois de uma boa noite de sono ou de tentar vários truques, pode ser que a solução esteja em entender exatamente qual tipo de olheira você tem. E sim, existem vários tipos! Cada tipo de olheira tem causas diferentes e, por isso, também pede soluções específicas [1].

 

Identificar o seu tipo é o primeiro passo para encontrar o tratamento que realmente funcione para você. Vem descobrir o seu no Blog NIVEA!

1. Olheiras estruturais

Como são?

Esse tipo de olheira tem mais a ver com a estrutura do rosto do que com cansaço ou falta de sono. Geralmente, quem tem olheiras estruturais nota uma espécie de "sombra" na área abaixo dos olhos, causada pelo formato da cavidade ocular.

 

Elas aparecem porque há uma depressão nessa área, criando um efeito de sombra que dá a impressão de olheiras profundas.

 

Como identificar?

Se as suas olheiras não mudam muito de cor e você sempre vê aquela sombra abaixo dos olhos, independentemente de quantas horas dormiu ou dos cuidados com a pele, provavelmente estamos falando de olheiras estruturais.

 

Dicas para cuidar de olheiras estruturais:

Olheiras estruturais, aquelas causadas pela anatomia da região dos olhos, podem ser difíceis de tratar. Produtos com efeito preenchedor, ricos em ingredientes como ácido hialurônico e vitamina C, podem ajudar a amenizar a aparência dessas olheiras, hidratando a pele e criando um efeito de preenchimento temporário que minimiza a sombra. 

No entanto, para casos mais severos, é fundamental consultar um dermatologista, que poderá indicar o tratamento mais adequado. Além disso, técnicas como a massagem facial podem ajudar a estimular a circulação na área, dando um boost no aspecto da pele.

2. Olheiras Vasculares

Como são?

Essas são aquelas olheiras que têm uma cor mais azulada ou arroxeada. Elas aparecem quando há má circulação sanguínea na região dos olhos, o que faz com que o sangue fique mais visível sob a pele (que é super fininha nessa área). 

 

Como identificar?

Se as suas olheiras ficam mais escuras quando você está cansada ou estressada, ou se elas são naturalmente roxas ou azuladas, é bem provável que você tenha olheiras vasculares.

 

Como combater olheiras vasculares:

Aqui, o segredo é usar produtos que ajudem a melhorar a circulação e tenham ingredientes que possam contrair os vasos sanguíneos, como a cafeína.

 

Compressas frias também são ótimas para reduzir o inchaço e melhorar o aspecto das olheiras vasculares. Ah, e aquela velha dica de dormir bem e se hidratar nunca sai de moda, viu?

3. Olheiras Pigmentares

Como são?

As olheiras pigmentares são causadas por um excesso de pigmento - a melanina - na pele ao redor dos olhos [2]. Isso faz com que a área fique com uma cor marrom ou mais escura. Esse tipo de olheira é mais comum em peles morenas e negras, mas pode aparecer em qualquer tom de pele.

 

Como identificar?

Se a cor das suas olheiras é marrom ou mais escura e não parece mudar muito, mesmo quando você está descansada, então você provavelmente tem olheiras pigmentares.

 

Dicas para combater olheiras pigmentares:

Para esse tipo de olheira, a melhor estratégia é apostar em produtos que ajudem a uniformizar o tom da pele. Ingredientes como vitamina C e niacinamida são super eficientes para clarear a pele e reduzir a hiperpigmentação. 

Não se esqueça de usar protetor solar diariamente (mesmo em dias nublados!), já que a exposição ao sol pode agravar as olheiras pigmentares.

4. Olheiras Mistas

Como são?

Se você olhou para os três tipos acima e sentiu que se identificou com mais de um, é bem possível que você tenha olheiras mistas. Elas podem ser uma combinação de fatores estruturais, vasculares e pigmentares. Por isso, podem ter aspecto profundo, com coloração arroxeada ou marrom.

 

Como identificar?

Olheiras mistas são uma mistura dos outros tipos. Se você percebe tanto a sombra da depressão da pele quanto a coloração mais escura, provavelmente suas olheiras são mistas.

 

Como cuidar de olheiras mistas?

O segredo aqui é um tratamento mais completo, que combine produtos preenchedores, que estimulam a circulação e também produtos para uniformizar o tom da pele. 

 

Vale também investir em uma rotina consistente de skincare, já que olheiras mistas precisam de uma abordagem que resolva mais de um problema ao mesmo tempo. 

Ou seja, o ideal é ter uma rotina completa com um cuidado para probleminha: aposte em bons hidratantes faciais, escolha um sérum para a área dos olhos, não abandone o protetor solar e opte por uma boa noite de sono quando for possível! Conhecer o seu tipo de olheira é o primeiro passo para tratar a área dos olhos de forma eficaz e ver uma mudança no aspecto da pele nessa região. 

Mas lembre-se: as olheiras não somem imediatamente. É preciso consistência e cuidados certos para suavizar o aspecto delas. Com essas dicas, você pode identificar seu tipo de olheira, adaptar sua rotina de skincare e cuidar da sua pele da forma que ela merece com NIVEA! E se você ainda tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar suas experiências, deixe um comentário aqui embaixo e vamos conversar!

 

REFERÊNCIAS

1. Sarkar, R., Ranjan, R., Garg, S., Garg, V. K., Sonthalia, S., & Bansal, S. (2016). Periorbital Hyperpigmentation: A Comprehensive Review. The Journal of clinical and aesthetic dermatology, 9(1), 49–55.


2. Matsui, M. S., Schalka, S., Vanderover, G., Fthenakis, C. G., Christopher, J., Bombarda, P. C., Bueno, J. R., Viscomi, B. L., & Bombarda Júnior, M. S. (2015). Physiological and lifestyle factors contributing to risk and severity of peri-orbital dark circles in the Brazilian population. Anais brasileiros de dermatologia, 90(4), 494–503. https://doi.org/10.1590/abd1806-4841.20153520