1. MICROAGULHAMENTO
O microagulhamento para linhas de expressão é um tratamento estético que pode ajudar a suavizar as marcas e melhorar a aparência geral da pele. A utiliza pequenas agulhas finas que fazem microperfurações na pele, criando lesões de maneira técnica controlada e segura.
Essas lesões estimulam a produção de colágeno e elasticidade na pele, como proteínas fundamentais para manter a elasticidade e a firmeza do rosto. Com o aumento da produção de colágeno, as linhas de expressão podem ficar menos visíveis e a pele pode ganhar um aspecto mais preenchido e uniforme.
2. TRATAMENTOS A LASER
Uma das tecnologias mais utilizadas na estética é o uso do laser na pele, com vários tipos e abordagens possíveis. O tratamento a laser para linhas de expressão é uma opção popular, trazendo resultados esmagadores para a saúde da pele do rosto.
Existem basicamente dois tipos: o laser ablativo e o laser não ablativo. O primeiro é mais agressivo, pois penetra mais profundamente na pele, chegando a atingir a derme. Sua ação remove a superfície da pele, originando pequenas crostas. Esse tipo de laser também é usado na remoção de tatuagens.
O segundo, por outro lado, estimula a produção de colágeno sem danificar a camada externa da pele (epiderme). Por essa razão, pode ser necessário um número maior de sessões para obter resultados.
Os tipos de tratamento a laser mais comuns no mercado são:
- Laser de CO2 fracionado: ele utiliza feixes de luz para criar pequenas áreas de dano controladas na pele. Essa estimula a produção de colágeno e a regeneração da pele, ajudando a suavizar as linhas de expressão e melhorando a textura geral da pele;
- Laser de Erbium YAG: um tipo de laser ablativo semelhante ao laser de CO2, porém menos invasivo. Também ajuda a melhorar a produção de colágeno e a aparência das linhas finas. Na prática, ele atua na remodelação dérmica fazendo uma coagulação suave nos tecidos mais profundos, preservando a epiderme.
3. LUZ INTENSA PULSADA
Derivada de uma lâmpada de xenônio, a luz intensa pulsada (LIP) é um tratamento estético não ablativo que usa pulsos de luz para melhorar a aparência da pele, incluindo a suavização das linhas de expressão. Sua eficácia pode variar de acordo com a gravidade e profundidade das marcas.
Durante o tratamento de luz pulsada para linhas de expressão, a luz do aparelho é absorvida pelas células alvo na pele. Assim, ocorre o estímulo da produção de colágeno e a pele pode ficar mais firme e suave ao longo do tempo.
4. TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX)
Saindo um pouco dos procedimentos que estimulam a produção de colágeno na pele, chegamos no famoso botox. Apesar de ser uma toxina, trata-se de uma substância segura para a aplicação no corpo, que atua bloqueando os sinais nervosos que controlam a contração muscular.
Quando esses músculos estão relaxados, a toxina botulínica reduz a movimentação da pele, suavizando as linhas de expressão e prevenindo a formação de novas rugas. O botox para linhas de expressão é uma opção de procedimento não cirúrgico muito eficaz para lidar com as rugas dinâmicas.
5. PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO
O ácido hialurônico é uma substância que já existe naturalmente na pele, responsável por manter a hidratação e a elasticidade. Porém, o corpo começa a produzir uma quantidade menor com o envelhecimento e, por isso, é necessário fazer reposição por meio de cosméticos ou procedimentos.
Quando injetado na pele, o ácido hialurônico preenche os espaços entre as células, proporcionando volume e suavizando as linhas e rugas. O preenchimento de linhas de expressão também ajuda a melhorar o contorno da pele e reestruturar a face de forma natural e praticamente indolor.
6. PEELING QUÍMICO
Se você faz uma rotina de skin care diária, já deve ter ouvido falar de peeling. Em inglês, essa palavra significa “descascar” e é exatamente isso que ocorre na pele. Alguns cosméticos proporcionam esse efeito, no entanto, o peeling químico é feito em clínicas especializadas.
Sua ação ocorre quando uma solução química é aplicada na pele para remover as camadas superficiais danificadas, o que estimula a regeneração celular e a produção de colágeno. O resultado do peeling para linhas de expressão é uma pele mais lisa e rejuvenescida, com uma textura mais suave.
Existem três tipos disponíveis: o peeling superficial, o peeling médio e o peeling profundo. Cada um deles atende um tipo de necessidade de acordo com a profundidade das marcas.
7. RADIOFREQUÊNCIA
Fazendo uso de calor, a radiofrequência estimula a pele a produzir novas fibras de colágeno por meio de um aparelho que emite ondas de energia controlada. Com isso, ocorre uma melhoria na qualidade da elasticidade da pele, na hidratação e na firmeza do rosto.
Outro benefício da radiofrequência para linhas de expressão é estimular a circulação sanguínea, mantendo uma pele oxigenada e rejuvenescida. Assim, é possível combater a flacidez causada pelo envelhecimento nas regiões do rosto afetadas por linhas dinâmicas.
8. MICROFOCADO ULTRASSOM
Também conhecido como ultrassom focalizado ou ultrassom focalizado de alta intensidade, esse procedimento usa ondas de ultrassom para estimular a produção de colágeno nas camadas mais profundas da pele, o que resulta em um efeito lifting não cirúrgico.
Trata-se de um procedimento não invasivo, com tempo mínimo de recuperação após a aplicação. Por isso, pode ser uma alternativa à cirurgia de lifting facial, que é naturalmente mais invasiva.
Os procedimentos descritos aqui funcionam para qualquer tipo de pele. No entanto, é sempre recomendado ter a opinião profissional do seu dermatologista antes de realizar qualquer tipo de procedimento estético. Assim, o tratamento pode ser personalizado de acordo com suas necessidades.