Blog Artigo 35 - Rugas: o que é e como tratar

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RUGAS: CAUSAS, TIPOS E COMO TRATAR

 

Você sofre com rugas e não sabe como tratar? Existem muitas opções para lidar com esse tipo de sinal no rosto, desde produtos cosméticos até procedimentos estéticos e cirúrgicos. Porém, é importante saber qual deles é mais indicado para o seu tipo de pele e as suas necessidades. 


Mas não se preocupe: os especialistas em cuidados com a pele de NIVEA entendem que as rugas podem prejudicar a autoestima. Por isso, separamos algumas dicas de cuidados para você prevenir e remediar os sinais que aparecem no seu rosto, conquistando uma pele mais jovem e bonita. Confira!

O QUE SÃO RUGAS?

 

As rugas são um dos sinais mais comuns do envelhecimento da pele, caracterizados pela presença de linhas, dobras e sulcos como aqueles presentes no maracujá ou na uva passa. Embora elas possam aparecer por todo o corpo, são mais comuns no rosto, pescoço e colo e também nas mãos

 

Não é possível evitar o surgimento de rugas no corpo, pois elas fazem parte de um processo natural que acontece com todo ser humano. No entanto, é possível retardar o aparecimento e minimizar seus efeitos na pele por meio de uma rotina de skin care adequada e alguns procedimentos estéticos.

Blog Artigo 35 - Rugas: o que é e como tratar

O QUE CAUSA RUGAS?

 

Com o envelhecimento, ocorre uma queda natural na produção de duas proteínas no corpo: o colágeno, que oferece firmeza e estrutura, e a elastina, responsável pela elasticidade e flexibilidade da pele madura. Esse é o principal fator intrínseco para o surgimento de rugas, juntamente com a predisposição genética. Além das rugas, esse processo também acarreta em celulites e estrias.   

 

No entanto, existem também os fatores extrínsecos, aqueles que são causados por agentes externos como o clima ou maus hábitos. Conheça algumas dessas causas.

 

 

5 FATORES EXTERNOS QUE CAUSAM RUGAS

 

1. EXCESSO DE EXPOSIÇÃO AO SOL

 

radiação ultravioleta presente nos raios de sol é um dos principais responsáveis por um processo chamado envelhecimento precoce. Isso acontece porque o sol danifica as fibras de colágeno e elastina na pele, causando rugas prematuras. É por essa razão que os cuidados com o sol são indispensáveis para proteger a pele; 

 

 

2. TABAGISMO

 

O hábito de fumar cigarros também ataca as fibras de colágeno e elastina, mas não é só isso. Ele também libera radicais livres no corpo e causa vasoconstrição, o que prejudica o fluxo sanguíneo para a pele. Além disso, as expressões faciais repetitivas do ato de fumar podem causar rugas periorais (ou seja, ao redor dos lábios), como por exemplo o famoso código de barras

 

 

3. CONSUMO DE ÁLCOOL

 

Por serem diuréticas, as bebidas alcoólicas podem causar desidratação, o que deixa a pele seca, áspera e propensa a rugas. Outro ponto sobre o álcool é que ele pode causar uma tipo de inflamação crônica no organismo, potencializando o estresse oxidativo nas células, responsável pelo envelhecimento precoce; 

 

 

4. SEDENTARISMO

 

A falta de exercícios físicos regulares pode causar má circulação sanguínea, perda de elasticidade na pele, um aumento na produção de radicais livres no corpo e também aumento de peso corporal. Isso pode levar a rugas mais acentuadas por conta do estiramento da pele, em um processo similar ao que ocorre com as estrias no corpo;

 

 

5. MÁ ALIMENTAÇÃO

 

Se você tem uma dieta pobre e maus hábitos alimentares, saiba que isso pode interferir na saúde da pele e do corpo em geral. Isso acontece porque existem substâncias essenciais presentes nos alimentos, como vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos como o ômega-3.  

QUAIS SÃO OS 4 TIPOS DE RUGAS?


Agora que você já sabe bastante sobre rugas, podemos aprofundar o nosso conhecimento falando sobre os 4 tipos de rugas que existem. Vamos conhecer cada uma delas e as suas respectivas causas! 

 

 

1 - RUGAS DINÂMICAS

 

Também conhecidas como rugas de expressão, as rugas dinâmicas são causadas por movimentos repetitivos dos músculos faciais com o passar dos anos. Elas são muito comuns na região da testa, ao redor dos olhos (chamadas de pés de galinha) e também entre as sobrancelhas, um tipo conhecido como ruga glabelar.

 

 

2 - RUGAS ESTÁTICAS

 

As rugas estáticas têm esse nome porque são visíveis mesmo quando o rosto está em repouso, ou seja, sem nenhum tipo de movimento. Elas costumam ter uma aparência mais profunda e permanente quando comparadas às rugas dinâmicas. Esse tipo é causado principalmente pela perda de colágeno e elastina na pele com o envelhecimento. 

 

 

3 - RUGAS GRAVITACIONAIS

 

O planeta Terra tem uma força conhecida como gravidade, que exerce uma força de atração que puxa o ser humano em direção ao solo. Isso tem relação direta com o surgimento de rugas na pele, principalmente as peles maduras, pois as regiões afetadas são aquelas que têm maior tendência a cair em direção à gravidade. Alguns exemplos são as bochechas, o pescoço e o queixo.

 

 

4 - RUGAS DE FOTOENVELHECIMENTO

 

Além da gravidade, outro elemento natural que exerce influência sobre a pele é o sol. Elas aparecem por conta do excesso de exposição ao sol ao longo da vida, causando ressecamento e textura irregular na pele. Esse processo é conhecido como fotoenvelhecimento, ou seja, a degradação da pele por conta da ação dos raios UV do sol. 

 

COMO PREVENIR RUGAS?

 

O principal método para prevenir o surgimento de rugas é investindo em proteção solar de qualidade. Lembre-se do que falamos antes: o sol é o principal causador de envelhecimento precoce na pele. Por isso, o seu kit skincare precisa ter um protetor solar facial prático e eficaz para uso diário. 

 

Outro ponto importante é manter uma rotina saudável e evitar maus hábitos. Risque da sua lista diária atividades como: 

  • Tomar sol entre as 10h e as 16h (horário de pico);
  • Consumir muitos alimentos processados, gorduras saturadas e açúcares refinados;
  • Fumar;
  • Beber álcool excessivamente;
  • Dormir com o rosto pressionado contra o travesseiro. 

 

E por falar em dormir, ter um sono de qualidade é uma ótima maneira de prevenir rugas. Afinal, uma boa noite de sono é importante para a regeneração celular e a reparação da pele. Além de dormir bem, é importante também assegurar um ambiente propício ao descanso, com baixa ou nenhuma iluminação. 

 

Por fim, evite o estresse, por mais difícil que seja. As situações estressantes liberam no corpo um hormônio chamado cortisol, afetando diretamente a saúde da pele. Logo, procure formas de relaxamento e autocuidado como meditação, psicoterapia e a prática regular de exercícios físicos. 

Blog Rugas

3 DICAS DE COMO ACABAR COM RUGAS

 

Chegou o momento que todos esperavam: como acabar com as rugas. A principal forma de lidar com o problema é adquirindo produtos cosméticos com ingredientes ativos específicos para reposição de colágeno. No entanto, alguns casos mais graves pedem procedimentos estéticos ou até cirúrgicos. 

 

Vamos conhecer cada um deles! 

 

 

1. CREME ANTI RUGAS E OUTROS PRODUTOS COSMÉTICOS

 

indústria cosmética tem um objetivo muito claro: proporcionar soluções para você. No que diz respeito às rugas, os cremes antissinais ou cremes anti-idade são uma opção viável tanto para prevenir quanto para remediar a aparência da pele do rosto.

 

Se você tem pele oleosa, talvez o creme anti rugas não seja a melhor opção. Mas não se preocupe: você pode substituir por sérum facial e ter o mesmo resultado, porém com uma ação mais leve e de fácil absorção. Por ser altamente concentrado, o sérum traz hidratação profunda com ótima textura.

 

Ao comprar o seu cosmético, busque por ingredientes recomendados no tratamento de rugas e linhas de expressão no rosto, tais como: 


  • Retinol: derivado da vitamina A, ele estimula a produção de colágeno e a renovação da pele, suaviza as rugas já existentes e tem ação antioxidante. Por isso, é recomendado o uso de retinol para rugas profundas; 

  • Peptídeos: são substâncias compostas por aminoácidos e desempenham um papel importante no rejuvenescimento da pele. Eles também estimulam o colágeno, auxiliam na hidratação, melhoram a textura da pele e oferecem propriedades antioxidantes; 

  • Niacinamida: também chamado de vitamina B3, esse ativo interage diretamente com a produção de colágeno, ajuda a reduzir a hiperpigmentação (causador de marcas escuras na pele) e fortifica a barreira protetora natural da pele, conhecida como manto hidrolipídico;

  • Coenzima Q10: um antioxidante natural produzido pelo corpo, que estimula a produção de energia dentro das células, combate o estresse oxidativo, melhora a elasticidade e reduz a aparência das rugas de modo geral; 

  • Vitamina C e Vitamina E: duas vitaminas antioxidantes essenciais para o corpo. A vitamina C estimula a produção de colágeno, ajuda a clarear a pele e atua também no sistema imunológico do corpo. Por outro lado, a vitamina E auxilia na hidratação e nutrição da pele, além de ter propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acalmar a irritação na pele e reduzir a vermelhidão associada às rugas.

 

 

2. TRATAMENTOS ESTÉTICOS

 

Existem muitos casos em que os cosméticos não conseguem resolver as rugas, sendo necessário um tratamento estético feito em clínicas especializadas. Isso acontece por vários motivos: sensibilidade aos ingredientes da fórmula, maior gravidade do quadro de rugas ou recomendação profissional.

 

E por falar em recomendação profissional, antes de escolher um procedimento para realizar, certifique-se de ter o aval do seu dermatologista. Cada pele é única e precisa de cuidados personalizados, o que fica muito mais seguro com a indicação de um especialista.

 

Conheça alguns dos procedimentos disponíveis: 

  • Preenchimentos dérmicos: nessa técnica, substâncias são injetadas na região do rosto para preencher as rugas e linhas finas, restaurando o volume perdido. Algumas delas são o ácido hialurônico, colágeno e hidroxiapatita de cálcio. Eles ajudam a suavizar as rugas e proporcionam uma aparência mais jovem ao rosto; 

  • Toxina botulínica: nada mais é do que o famoso Botox, injetado nas regiões onde existem rugas de expressão, como os pés de galinha, as rugas da testa e as rugas entre as sobrancelhas. Sua ação consiste em bloquear os sinais nervosos que causam contração muscular excessiva, sendo mais indicado para suavizar rugas dinâmicas; 

  • Tratamentos a laser e luz intensa pulsada: esses procedimentos usam feixes de luz de alta energia que tem como objetivo principal estimular a produção de colágeno na região tratada. Eles também ajudam na renovação celular, estimulando as camadas mais superficiais da pele, danificadas pelo sol e por outros elementos, como a poluição; 

  • Microagulhamento: também chamado de terapia de indução de colágeno, esse procedimento faz uso de várias agulhas para executar microperfurações controladas na pele. Elas ajudam a suavizar a textura da pele, minimizar os poros dilatados e melhoram a absorção de outros produtos, como o creme para rugas; 

  • Radiofrequência: essa técnica usa energia de radiofrequência para aquecer as camadas mais profundas da pele. Esse calor estimula a produção de colágeno, melhora a circulação sanguínea e oferece maior firmeza e tensão na pele através do processo de contração dos tecidos, o que pode suavizar a flacidez
  • Peeling químico: assim como o efeito dos ácidos esfoliantes, o peeling químico utiliza uma solução para esfoliar e renovar a pele. Assim, ele ajuda a remover as células mortas, estimula a renovação da pele e reduz a pigmentação irregular, colaborando para uniformizar o tom da pele. 

 

 

3. PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

 

Existe cirurgia para remover rugas? A resposta é sim. No entanto, vale lembrar que todo procedimento cirúrgico provoca reações no corpo e pode ser invasivo. Por isso, é necessário ter acompanhamento médico e realizar exames para ter certeza que a cirurgia é o melhor caminho.


  • Lifting facial: conhecido como ritidectomia, nesse procedimento o cirurgião reposiciona os tecidos faciais, remove o excesso de pele e, em alguns casos, reorganiza ou trata os músculos faciais. O resultado é uma pele mais jovem, com aparência mais firme, melhorando sinais de envelhecimento no rosto, tais como gordura deslocada, pele frouxa, perda de tônus muscular e flacidez; 

  • Lifting de sobrancelha: nesse procedimento, o cirurgião reposiciona as sobrancelhas, o que elimina rugas e flacidez na testa. Um exemplo de ruga tratado dessa forma é a ruga glabelar. Dessa forma, os vincos na testa ou ao redor dos olhos são minimizados, oferecendo uma aparência descansada à pessoa; 
  • Blefaroplastia: essa técnica trata as rugas e excesso de pele nas pálpebras inferiores e nas pálpebras superiores ao remover ou reposicionar a gordura. Por isso, é indicada para tratar especificamente as rugas nos olhos. Por essa razão, a blefaroplastia não é recomendada para pessoas que possuem condições oculares graves, como glaucoma, descolamento de retina ou olho seco. 

 

RECEITA CASEIRA PARA RUGAS

 

Muitas pessoas não têm uma boa relação com produtos e soluções químicas, ou preferem uma abordagem mais natural para cuidar da pele madura. Por isso, uma boa receita caseira para rugas pode ser a solução ideal para quem busca uma opção mais sustentável

 

No entanto, vale lembrar que é mais difícil encontrar um tratamento caseiro para rugas profundas, pois costumam ser casos mais graves que precisam de ajuda profissional.

 

Algumas opções que você pode ter em casa são: 


  • Aloe vera: uma planta muito famosa, com propriedades medicinais que estão associadas aos cuidados com a pele e com os cabelos. Mas como usar babosa no rosto para rugas? Você precisa extrair o gel de dentro da planta com cuidado, aplicar sobre as rugas e massagear suavemente. Assim, sua pele vai aproveitar o poder de hidratação associado ao efeito calmante dessa planta tão amada; 

  • Chá verde: mais um elemento natural, o chá verde tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias essenciais para cuidar da pele. Seu modo de uso é bem simples, você pode beber o chá regularmente ou aplicar uma compressa fria sobre as regiões do rosto onde estão as rugas utilizando um algodão embebido no líquido. Deixe agir por vários minutos antes de enxaguar e repita o processo regularmente; 

  • Azeite de oliva: mais do que um tempero para alimentos, esse óleo vegetal é muito útil em skin care. Suas propriedades hidratantes e antioxidantes ajudam a manter a pele mais jovem, além de ser rico em ácidos graxos e vitamina E. Sua função na pele também é combater os radicais livres que causam o envelhecimento, basta usar as pontas dos dedos para massagear o rosto e deixar de 15 a 20 minutos;
  • Máscara de abacate: o último item da lista representa a categoria das frutas e além de ser uma iguaria na gastronomia, ele também faz maravilhas na pele. Ele contém carotenóides e fitoesteróis, compostos encontrados em alimentos vegetais que ajudam a melhorar a textura da pele, fortalecem a barreira protetora e reduzem irritações e vermelhidão.
Blog Rugas

QUAL O MELHOR ÁCIDO PARA RUGAS?

 

Depois de falar de tudo o que é bom para rugas, ficou faltando um ativo muito importante em skin care: os ácidos. Em geral, o melhor ácido para combater rugas é aquele que tem propriedades esfoliantes, pois ajuda a remover suavemente as células mortas da pele e melhoram a absorção de outros produtos.

Alguns ácidos com propriedades esfoliantes são:

  • Ácido glicólico, derivado da cana-de-açúcar;
  • Ácido retinoico, produzido em laboratório a partir da vitamina A;
  • Ácido salicílico, encontrado na casca do salgueiro ou produzido de forma sintética, também utilizado em tratamentos para acne. 


Outra opção também muito utilizada no tratamento de rugas é o ácido hialurônico. Embora não tenha propriedades esfoliantes, ele é eficaz para lidar com pele envelhecida por ser altamente hidratante, estimular a produção de colágeno e trazer mais textura e suavidade para a pele.

QUAL O MELHOR ÓLEO ESSENCIAL PARA RUGAS PROFUNDAS?

 

Outra solução caseira para rugas está dentro dos pequenos frascos de óleos essenciais. Quando falamos de rugas profundas, é importante escolher um óleo essencial que seja poderoso em suas propriedades hidratantes e regenerativas. Por isso, separamos três dicas para você. Confira! 

  • Óleo essencial de sândalo: um óleo de aroma rico, amadeirado e doce, trazido da Ásia. Ele é obtido por um processo de destilação a vapor a partir da madeira da árvore conhecida como sândalo indiano. Essa madeira também é utilizada na produção de perfumes, incensos e produtos cosméticos; 

  • Óleo essencial de gerânio: obtido a partir das folhas e flores da planta gerânio, é bastante utilizado na aromaterapia por conta da sua fragrância floral agradável. Originário da África do Sul, o gerânio também passa por um processo de destilação a vapor para extrair seu óleo essencial, que também é utilizado para tratar acne e pele ressecada;
  • Óleo essencial de incenso (frankincense): obtido a partir da partir da árvore Boswellia carterii, nativa do Oriente Médio, o óleo essencial de incenso tem propriedades cicatrizantes, antissépticas e relaxantes. Em alguns casos, esse óleo é utilizado para aliviar o estresse e melhorar o bem-estar emocional da pessoa.


Gostou das dicas sobre rugas? Para saber mais sobre cuidados com a pele, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma.